Redes Sociais l História e Guia Completo

jober-banner728x90

redes sociais na caverna

 

Conheça a História das Redes Sociais

Nesse artigo você vai conhecer com detalhes a História das Redes Sociais. Leia esse artigo até o final e você irá conferir os seguintes tópicos:

  •  As redes sociais antecedem a internet
  •  As redes sociais como canal de comunicação
  •  O histórico das redes sociais
  •  A utilização das redes sociais pelas empresas
  •  Como os profissionais podem utilizar as redes sociais ao seu favor
  • início das redes sociais

O Surgimento das Redes Sociais

A internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população mundial, e dentro desse ambiente uma nova forma de comunicação que ganhou bastante destaque nos últimos anos, são elas as redes sociais na internet.

 

Para compreender como se deu a evolução das redes sociais na internet, é necessário um breve relato histórico sobre o seu surgimento.

Iremos  mapear as redes de maior relevância e observar as características de cada uma. Nesse primeiro momento iremos traçar toda a trajetória das primeiras redes sociais até chegarmos as mais populares redes sociais da atualidade.

Para complementar sua leitura veja o artigo sobre as Características das Redes Sociais.


As Redes Sociais antecedem a internet

Ao contrário do que muitos pensam falar de Redes Sociais não necessariamente significa falar de internet, o conceito das redes sociais é algo bem mais antigo que nossa famosa web. Redes sociais representa gente, interação social, troca social.

Falar do surgimento das redes sociais nos leva ao início da civilização onde o homem se reunia em torno de uma fogueira para compartilhar gostos e interesses.

As Redes sociais surgem exatamente dessa necessidade do ser humano em compartilhar com o outro, criar laços sociais que são norteados por afinidades entre eles.

Dessa forma, entendemos redes sociais como qualquer grupo que compartilhe de um interesse em comum, um ideal, preferencia, etc. Exemplos de redes sociais: Clube de futebol, igreja, sala de aula, empresa.

Quando essa interação social parte para o ambiente online, nesse momento temos as chamadas redes sociais digitais, estas tem passado constantemente por uma série de evoluções.

 

A Evolução das Redes Sociais

Após o surgimento da internet, logo em seguida na década de 90  a web seria idealizada por Tim Berners-Lee,  que tinha como propósito inicial o compartilhamento de arquivos com seus amigos.

Com o advento da web, os e-mails apareciam como a primeira forma de relacionamento na internet. A troca de mensagens por e-mail era a única forma de comunicação e troca de arquivos disponíveis para os usuários.

Também conhecida como correio eletrônico (tradução da palavra e-mail para português) essa forma de interação entre os usuários é mantida até os dias de hoje.

Com o passar dos anos e o aumento considerável no número de internautas, foi sentida a necessidade da criação de uma ferramenta de comunicação mais abrangente e que permitisse uma ampliação nas redes de contatos.

Haja vista que as mensagens eram limitadas somente a usuários dos quais se tinha o endereço eletrônico, por esse motivo as mensagens recebidas não poderiam ser repassadas com facilidade.

 

principais redes sociais

ClassMates.com (1995)

rede social classmates

Com o próposito de realizar um reencontro entre os amigos de faculdade, escola, etc, o ClassMates surgiu em meados de 1995 onde figurava como a primeira rede social na internet, isto é, levou para o online os laços sociais que haviam sido criadas no ambiente offline.

Com um enorme sucesso no Canadá e Estados unidos o site possuía um modelo de serviço pago, ao contrário das redes que chegariam pouco tempo depois.


AOL Instant Messenger (1997)

Um dos primeiros provedores de internet, a América Online também foi uma das pioneiras na categoria bate-papo, com o AOL Instant Messenger. As primeiras mensagens instantâneas começavam a ser enviadas pela internet no ano de 1997, mesmo com o acesso limitado aos assinantes do provedor, o AOL Messenger teve um papel importante na popularização das mensagens instantâneas.

 

rede social Aol

Sixdegress (1997)

Também em 1997 surgiu a Sixdegress, primeira rede social  que permitiu a criação de um perfil virtual, bem como a publicação e listagem de contatos. Segundo Nickson, Cristopher (2009) Esse novo modelo de rede social passou a permitir a visualização de perfis de terceiros.

O nome Sixdegress faz referência aos seis graus de amizade, um conhecido conceito que fala que a cada 6 pessoas que conhecemos, temos um amigo em comum.

O próposito da rede social era exatamente de amplificar a rede de contatos, através das amizades que os usuários possuíam.  Após esse modelo de rede social, várias outras semelhantes foram criadas.

rede social sixdegress

Friendster (2002)

interface da rede social friendster

 

Durante esse período entre 1997 e 2002 várias redes sociais foram criadas, uma das redes sociais dessa época que mais se aproxima dos formatos atuais é a rede chamada Friendster.  Essa rede social  conquistou muitos internautas, pesquisas feitas na época revelaram que 1 em cada 126 usuários utilizavam essa rede social.

Com o conceito de circulo de amizades a Friendster encorajava laços de relacionamento entre pessoas com interesses em comum. Seguindo o mesmo perfil da Sixdegrees ela  também permitia a criação e divulgação de perfis e listas de contatos.

A Friendster registrou mais de três milhões de usuários cadastrados. O crescimento no número de usuários da Friendster, porém, foi acompanhado de vários problemas técnicos enfrentados pela rede social. Atualmente ele ainda possui  usuários na Ásia.

My Space 2003

 

interface rede social my space

 

Logo após o sucesso da Friendster surgia à rede social conhecida como My Space, ela por sua vez era concebida como o “clone” da Friendster, uma espécie de nova versão. Uma curiosidade a respeito dessa rede social foi a sua primeira versão feita apressadamente, segundo relatos à rede social foi codificada em apenas dez dias.

Com o seu aperfeiçoamento, o My Space se destacou por se mostrar uma rede social totalmente interativa, com espaços para músicas, fotos e um blog que poderia ser personalizado por cada usuário. O My Space se tornaria uma das redes sociais mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos.

LinkedIn A rede social  dos empresários (2003)

 

Lançada no ano de 2003, o Linkedin aparecia com uma proposta totalmente diferente das redes sociais daquela época. Ao contrário das demais, essa rede social não tinha como foco a integração de grupos de amizades com interesses em comum. O assunto era totalmente profissional. Conhecida como uma recurso para os empresários que queiram se comunicar com os outros profissionais o Linkedin trata a ligação entre os usuários com o termo conexões e não contatos como nas demais redes.

rede social linkedin

Web 2.0

O grande “Boom” das redes sociais aconteceu em 2004 com a chegada da web 2.0, ela que por sua vez indicava a chegada da segunda geração de comunidades, uma espécie de evolução da web após a bolha da internet.

Essa evolução não estava ligada a atualizações técnicas, mas, a uma nova forma de utilizar e encarar a internet, tanto pelos seus usuários como também pelos próprios desenvolvedores. Apesar de muitos identificarem essa nova termologia como apenas uma estratégia de marketing, o fato é que exatamente no ano de 2004 seria lançada a rede social que surgiria como um grande fenômeno de popularidade no Brasil e no mundo.

A Chegada do Orkut (2004)

rede social orkut

 

O Orkut foi criado pelo engenheiro turco e funcionário do Google chamado Orkut Büyükkokten, ele que levaria seu nome a rede social, criou o Orkut com a proposta de possibilitar aos usuários a criação de novas amizades. Em seu lançamento, o público alvo seria os internautas americanos.

No entanto, a rede social faria sucesso mundial, em dois países em especial o Brasil e a Índia. O Orkut se tornou uma febre, inicialmente era necessário o envio de um convite por parte de algum amigo que  já estava participando da rede. Isso gerou uma enorme interação por parte dos usuários que dessa forma rapidamente difundiram o uso do Orkut.

Existem comentários que alguns usuários vendiam convite para o Orkut no site mercado livre. (Essa informação não possui fontes oficiais).

 

Fundação do Facebook (2004)

rede social faceboook

 

 

No mesmo ano outra rede social era criada, no inicio chamado de The Facebook, o Facebook seria fundado pelos ex-estudantes da Universidade de Harvard Mark Zuckerber, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Cris Hughes.

No seu inicio funcionaria de forma restrita somente para os estudantes de Harvard. Com o passar do tempo foi expandindo para outros campos estudantis e somente em 2006, qualquer usuário com mais de 13 anos poderia criar o seu perfil no Facebook.

Atualmente o Facebook lidera o ranking de redes sociais no Brasil, onde em julho de 2012, ele aparece com 54,99% da preferência nacional em visitas. O Facebook tem utilizado diversas estratégias com o claro objetivo de manter os usuários o maior tempo possível conectado a sua rede.

Existem planos do lançamento de um navegador próprio, sendo esse navegador resultado da compra do navegador Opera, que atualmente possui cerca de 200 milhões de usuários.

O Facebook tem crescido a medida que a rede social evolui como uma espécie de habitat completo, onde os aplicativos,  jogos e recursos tem proporcionado aos usuários um leque cada vez maior de atividades possíveis dentro da rede social.

Chegada do Twitter (2006)
rede social twitter

No ano de 2006 criado pela Obvios Corp, seria lançada a rede social Twitter, até então considerada a mais inovadora no que se refere à velocidade da informação. O termo Twitter foi inspirado no som de um pássaro que emite sons para comunicar os demais pássaros sua atual localização e atividade.

Com características bem diferentes das demais redes sociais, e com  apenas 140 caracteres para publicação de algum conteúdo o Twitter passou alguns anos no anonimato.  O Orkut até meados de 2008 era grande preferência da maioria dos brasileiros, mas, a partir do ano de 2009 o Twitter foi conquistando cada vez mais espaço se tornando hoje uma das principais redes sociais do mundo.

O Twitter conseguiu se manter como uma das redes sociais mais acessadas do mundo, e mesmo com o crescimento vertiginoso do Facebook, conseguiu manter o seu público fiel. Outro destaque para a rede social do pássaro azul, está relacionado aos ganhos da rede social com publicidade.

Dados recentes apontam que o Twitter pode gerar até U$$ 1 bilhão de vendas até 2014, o que representa um crescimento duas vezes maior do que era previsto pelos especialista da área.  Esse números são levantados de acordo com a demanda publicitária relacionada ao total de usuários da companhia. Atualmente o Twitter possui cerca de 140 milhões de usuários.

 

Pinterest (2010)

 

rede social pinterest

Poucos sabem dessa história, mas, o desenvolvimento do Pinterest começou ainda em 2009, e seria lançado em versão beta em março de 2010. O Pinterest foi desenvolvida por Paul Sciarra, Evan Sharp e Ben Silbermann, com o foco de ser uma rede social voltada para o compartilhamento de fotos, o Pinterest ganhou fama por permitir aos  usuários uma personalização, conhecida como “quadro de inspirações”, onde o usuário possui a gestão de suas imagens, bem como  a possibilidade de divisão entre temas e categorias.

 

A rede social Pinterest é caracterizada pelo layout simples, que vem crescendo como uma opção fácil e eficiente de compartilhar imagens na internet. O criador da rede social Ben Silbermann, se diz o responsável pelos primeiros 5.000 usuários da rede social. Desenvolvido em um pequeno apartamento, a rede social foi alcançando novos usuários, até que em 2011 foi classificada pela revista Time como um dos “50 melhores sites de 2011”. No ano de 2012 a rede social começou a se tornar popular no Brasil, porém, longe  do sucesso alcançado do Facebook.

Instagram (2010)

Um aplicativo que permite que os usuários possam capturar imagens, aplicar filtros e publicar gratuitamente. Essa foi a fórmula do sucesso do Instagram. Lançado oficialmente em Outubro de 2013, o Instagram alcançou o sucesso mundial no final de 2013 e emplacando como febre mundial no ano de 2013.

Ainda não é de conhecimento da maioria do público brasileiro, a participação do brasileiro Mike Krieger no desenvolvimento do software. Após o aporte financeiro que recebeu em 2011, estimado em mais de U$$ 7 Milhões, a empresa ainda não declarou abertamente como pretende monetizar o aplicativo.

Existe uma grande possibilidade já revelada pela empresa de monetizar o aplicativo através de publicidade paga. Vamos aguardar…

Hoje o Instagram já está liberado tanto para IOS  como para o sistema Android. Porém, inicialmente o aplicativo era exclusivo para os usuários da Apple. Ao anunciar a versão para Android, um grande discussão surgiu sobre a qualidade do conteúdo que seria publicado pelos novos usuários.

Um dos grandes marcos do Instagram foi o de ter alcançado quase dez milhões de usuários, com uma equipe de apenas seis funcionários. Atualmente o aplicativo está disponível em Inglês, mandarim, francês, alemão, italiano, japonês, latim, coreano, português e espanhol

 

Chegada do Google+(2011)

rede social google+

 

Após algumas tentativas frustradas de lançar uma rede social que realmente fizesse sucesso, o Google lançou o novo projeto chamado de Google+ ou plus. A gigante das buscas lancaria seu novo projeto dando destaque nos círculos e a Social Search.

A ideia inicial da rede Google+ seria permitir uma interação dos usuário de maneira seletiva, dividindo em círculos cada grupo de amizade. Utilizando ferramentas como o Hangout onde é possível fazer uma conferência em tempo real com vários usuários, o Google trouxe a presença de grandes artistas para representar a rede social.

 

O sucesso de cadastros no Google+

 

A rede social teve um pico de 90milhões de cadastros, um verdadeiro sucesso. No entanto, isso não se converte em usuários ativos na rede social, principalmente no Brasil onde a grande favorita ainda é o Facebook. O Google recentemente criou a Search your world onde relaciona diretamente o Google+ com os resultados de buscas. Para entender mais sobre os mecanismos de busca leia o artigo: Como funcionam os mecanismos de busca.

Dados divulgados pela Experian Hitwise em agosto de 2012, apontam o Google Plus com um crescimento de nada menos que 5.750% em visitas. Porém, apesar do exponencial crescimento, o Google ainda tem um vasto mercado para conquistar. Segundo o levantamento, o G+ possui apenas cerca de 1,17% de participação no mercado, atrás do Youtube com 17,92% e o Orkut com 12,42%.

 

 

 

marketing nas redes sociais

 

Contexto Atual das Redes Sociais

Hoje as redes sociais são utilizadas por internautas de todas as idades, e em todo mundo. Além dos milhares de internautas presentes nas redes, várias empresas estão participando desse ambiente digital.  Hoje o planejamento estratégico para as redes sociais é fundamental. Para entender um pouco mais sobre esse assunto leia o artigo sobre Como utilizar as Redes Sociais

 

Boom das mídias Sociais


Após o grande “Boom” das redes sociais em 2010/2011 entramos no ano de 2012 com um novo cenário onde as redes sociais deixaram de ser vistas como algo passageiro, para desempenhar um papel fundamental como ferramenta de comunicação em tempo real. Empresas, usuários, profissionais ou não eles estão na internet e acessando as redes sociais.

Para entender melhor esse tópico, leia o artigo sobre o poder das redes sociais

 

Cuide da sua imagem nas redes sociais


Vez ou outra, os jornais online e offline estão falando sobre o poder das redes sociais e como elas tem desenvolvido esse papel no novo cenário da comunicação digital. Muitos sabem usar essas ferramentas ao seu favor, porém, tantos outros tem se prejudicado bastante com o mal uso dessas ferramentas. Para complementar sua leitura, sugiro o post: O perigo das Redes Sociais e os ataques online.

 

Empresas que se prejudicam em seu mercado por não ter um planejamento estratégico no momento da utilização dessa ferramenta, profissionais perdendo os seus empregos pela falta de bom senso no momento de “tweetar” ou postar no “face”. Abaixo uma pequena discussão sobre os cuidados com o que você fala na internet, e como isso pode prejudicar seu trabalho e uma possível contratação. Fiquem espertos! Para complementar sua leitura sugiro a leitura do artigo: 3 dicas para prejudicar sua carreira com o Facebook.

 

 

 

Marketing nas redes sociais

Nos últimos anos milhares de empresas decidiram conhecer o fantástico mundo das redes sociais. Seja por acreditar que elas podem resolver todos os problemas de venda da empresa, ou simplesmente porque o concorrente já criou um perfil. Trabalhar estrategicamente com marketing no ambiente digital, é um missão não tão simples quanto muitos empresários pensam. Para entender mais sobre o assunto, sugiro a leitura do artigo:  Marketing nas redes sociais e as empresas

Para quem está procurando uma agência para fazer o gerenciamento de mídias sociais, basta preencher esse formulário.

 

Monografia  | Redes Sociais

Abaixo apresento para vocês o resultado da monografia, apesar de falar em específico do Twitter, apresento características das redes social de uma maneira geral. Muitas pessoas me perguntam a referência para esse post, na monografia também apresento algumas referências. Lembrando que o resultado desse artigo foi o recorte de uma série de pesquisas em sites estrangeiros, infográficos, etc.

O Twitter como ferramenta de marketing para gerar relacionamento e promover venda

Se esse artigo lhe ajudou, não esqueça de comentar logo abaixo, compartilhar, tweetar, etc.

Fonte Bibliografica:

Muitas pessoas me perguntam onde eu consegui reunir todas essas informações,
a grande maioria eu consegui coletar em sites estrangeiros, como o Online Schools.

Sem dúvida sem o Inglês eu jamais teria conseguido finalizar este artigo,
por isso fica a minha sugestão para você, aprenda inglês o quanto antes.

Um curso que eu fiz e indico é o da Universidade do Inglês.
Assista a Esta série de vídeos GRATUITOS


Referência:   OnlineSchools

jober-banner728x90

Faça o  Download GRATUITO do meu E-book!

download-e-book

 

Deixe o seu comentário

Comments

  1. Ana carolina soares trindade says

    Obrigada , valeu mesmo , me ajudo bastante,tava sem assunto pra flr,mais esse me deu uma grande ideia , para um trabalho da faculdade ! Obrigada mais uma vez .

  2. suzimara costa de oliveira says

    Boa noite Natanael! eu to precisando muito dessas informações que vc postou só que preciso saber qual a bibliografia que você utilizou para escrever esse artigo. se voc~e puder me ajudar desde já agradeço. um abraço!!!

  3. Sergio says

    Opa e ae Natanael td bem? gostei do seu texto e eu até fiz uma citação indireta dele no meu TCC, gostaria de saber como faço para fazer a referência,ou seja, qual o ano da publicação deste artigo?

    • says

      Olá Sergio, tudo bom?
      Fico muito feliz em saber que o artigo lhe ajudou. Sempre que escrevo no blog tenho exatamente esse propósito de contribuir de alguma forma com os leitores.

      Respondendo sua pergunta, esse artigo foi feito em março de 2011, porém, eu sempre venho fazendo algumas atualizações a medida que novas informações ou mudanças acontecem. A última foi feita agora em fevereiro. Grande abraço.

  4. Sergio says

    Legal! valeu pela ajuda! Você sabe mais algumas referências eletrônicas(confiáveis) em que eu posso consultar sobre este tema?

  5. says

    éh.. sabe oque é?
    eu estou precisando de um representante ou palestrante para falar um pouco sobre as redes socias vc por acaso não saberia de alguem que quisece

    (91)8066-2351
    para mais informações!…

  6. Edvan Freitas says

    Cara, estou passando para agradecer. Suas informações ajudaram bastante! Você está de parabéns.

  7. says

    nossa eu tava muito curiosa pra saber o começo de tudo e isso foi um banho de conhecimento em cima de mim muita gente entra nos sites e nem sabe como tudo começou valeu vc me ajudou d+.

  8. Hélio Sousa says

    Olá Natanael;

    Sou estudante de administração e gostaria de fazer minha monografia sobre a importância das redes sociais na divulgação de marcas, porém gostaria de contar com sua sua ajuda com dicas de livros e artigos relacionados ao tema, gostei muito desse histórico das redes sociais que você publicou, muito bom mesmo, com certeza vai me nortear para o começo do meu trabalho.

    Desde já agradeço sua atenção e estou aguardando um retorno.

    Hélio Sousa!!!!

  9. says

    Olá!

    Muito bom o Post, provavelmente estará como referência no meu trabalho de conclusão. Mas queria alerta-lo sobre erros de digitação que existem no mesmo:

    No final do primeiro parágrafo de “Web 2.0″ tem a seguinte frase : “Entre janeiro de 1994 á janeiro” creio haver algo errado. e

    No final do segundo parágrafo de “Chegada do Google+” temos a seguinte frase: “grandes artitas para representar a rede social.” eu entendi que seria “artistas”, mas não sei se adivinhei certo.

    No mas o texto está muito bom.

    Abraço.

  10. Maria Rita Guimaraes Maia says

    Achei interessante demais, estava procurando material atualizado para discutir em aulas de etica e redes sociais na Faculdade de Enfermagem.
    Logico que mantive as fontes e autoria. Parabens!!!!
    Maria Rita

  11. Angelica says

    Nossa amei, tenho que fazer um trabalho referente ao tema publicado e tem sito de grande ajuda. Meus parabéns.

  12. Jackline Gomes says

    Quero agradecer pelas informações que li, ajudou bastante na minha pesquisa…obrigada!

  13. Rodrigo says

    Nossa, muito obrigado! Me ajudou muito mesmo. Estou fazendo minha monografia sobre esse assunto, mas não achava algo que falasse sobre a evolução das redes sociais “não virtuais” até as virtuais. Foi mesmo de grande valia. Parabéns pela iniciativa e muito obrigado!

  14. Edmilson Costa says

    Olá Natanael ajudas-te-me muito no trabalho da escola mais ficarias mais grato ainda se me desses uma introdução, conclusão e desenvolvimento

  15. André Baia says

    estou concluindo o curso de filosofia, e no tcc escrevo sobre relacinamentos virtuais. seu trabalho me ajudou, muito grato.

  16. Ivo Palmeira says

    Bom dia!

    Obrigado realmente é exatamente como vc diz muito difícil achar algo para pesquisar me identifiquei com vc,

    Abraço
    Parabéns
    Obrigado amigo

  17. Angela says

    Gostei muito Natanael, você é bastante batalhador e não mediu esforços para coletar tanta informação, isso é realmente admirável e serve como bom exemplo para os estudantes de gradução, como é o meu caso, porém não tenho disponibilidade de tempo e especialidade no assunto para fazer um trabalho tão amplo, faço Administração e na aula de Sistemas de Informação temos que realizar uma pesquisa sobre alguns tópicos, cada grupo teve um, e deveríamos iniciar um blog e postar a pesquisa, usei o seu artigo, agradeço a ajuda

  18. Claudia Buch says

    Obrigado Natanael! Suas informações estão sendo importantíssimas na minha monografia de conclusão de pós-graduação em Comunicação Empresarial.

  19. Figueiredo says

    Olá!
    Seu trabalho me clareou em um trabalho que estou desenvolvendo sobre o assunto Redes Sociais, o que eu gostaria de te pedir, é a referência bibliográfica do seu trabalho e a data da publicação desse trabalho aqui no blog, já que se trata de um trabalho acadêmico é necessário que eu deixe claro de onde tirei tudo para que o professor não considere plágio.
    Espero não ser incômodo para você, desde já agradeço a atenção e a ajuda prestada.
    Figueiredo de Medeiros.

  20. says

    olha vc e muito bom mas nao ajudou na minha pesquisaaaa eu nao encontrei o que eu realmente queria e que estava procurando or sua causa nao ganhei um 10,00 no meu rabalho e sim um 7,0 mas mesmo assim o que eu estava procurando era os criadorrrrr das redes sociais e nao encroteiiiii bjs da sua amigaa debora

  21. Yves Santana says

    Natanael, gostei muito da tua abordagem e do teu conteúdo, vou absorver muita coisa pra minha vida, tanto pessoal, como acadêmica e profissional.
    Já fiz minha assinatura… ;)
    Sucesso parceiro, abraço!

  22. marisa says

    eu adorei mais estou com uma duvida que eu acho que a maioria tem quem foi que começou as redes sociais?

  23. JeanPrestes says

    Na contemporaneidade, a tecnologia proporciona um acesso constante à informação, especialmente por meio do uso das redes sociais. Esse acesso constante às redes sociais e/ou a outras ferramentas da internet interfere ou não em seu rendimento profissional e acadêmico?”

  24. says

    Olá, Natanael.
    Ótimo trabalho. Parabéns.
    Eu sou Renato, e sou pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.
    Estou fazendo uma tese de mestrado sobre “As redes sociais à luz da Bíblia”, e estou usando essas informações históricas sobre as redes sociais online contidas aqui no teu post. Pois foi Você poderia indicar artigos acadêmicos ou livros pesquisados por você no levantamento desses dados? Eu não encontrei. Até mesmo nos sites em inglês achei apenas posts em blogs. E você sabe que para a academia isso não é lá bem visto, ainda que aceito. Dessa forma, minha pesquisa ficaria mais substancial. Desde já agradeço. Abrs.

  25. Flor says

    Olá.
    Esse ano irei me formar em Direito e o tema da minha monografia abrangerá sobre a responsabilidade civil no âmbito das redes sociais. Obrigada por compartilhar conosco a história dessas plataformas.

  26. Danilo Tavares says

    nosso muito bom msm…. gostaria de usar um pouco desse material para o meu TCC que tem tudo hever com o tema gostei muito parabens

Trackbacks

  1. [...] Há alguns meses atrás fiz um post em meu blog com o título “Os problemas com o Marketing Digital em Fortaleza” naquela ocasião separei alguns pontos bastante problemáticos no que se refere a “qualidade” das vagas que estavam sendo anunciadas, onde o “gerenciamento das mídias sociais” era apresentado como meramente “atualização de conteúdo nas redes sociais” [...]

  2. […] importante que você absorva o máximo de conhecimento acerca do ambiente digital ( História das Redes Sociais ), isto é, entender o contexto histórico e o comportamento do seu consumidor, irá lhe ajudar a […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>