Facebook Fora do Ar: E agora?

O que é um Conteúdo relevante? Dobre os seus resultados
04/07/2013
3 passos fundamentais para construir sua autoridade na internet (e vender mais)
01/09/2014

Facebook Fora do Ar: E agora?

Facebook Fora do Ar em 1 de Agosto de 2014

Facebook Fora do Ar em 1 de Agosto de 2014

Hoje quando cheguei no escritório, por volta das 13h, liguei o meu notebook e depois de ler alguns emails tentei acessar o Facebook.
Quando perguntei: “O Facebook está fora do ar só por aqui?” A resposta foi não… (Percebi um pouco de desespero nas respostas. rs)

A verdade é que essa não foi a primeira vez que o Facebook por um motivo ou outro, fica 100% off.
Quando eu fui pesquisar no Google se tinha alguma notícia sobre o que poderia ter deixado o Facebook Fora do Ar, encontrei várias notícias antigas relatando problemas e dificuldades em acessar a ferramenta.

Aparentemente, tudo indica que o problema foi causado por uma série de conflitos nas atualizações que estão sendo feitas na rede social. Quem trabalha com desenvolvimento sabe que toda atualização passa por situações parecidas.

Talvez você não saiba disso, mas o Facebook diariamente passa por novas atualizações e melhorias.
O time de desenvolvedores do Facebook realiza pequenos ajustes diários, porém, algumas vezes essas atualizações causam situações como a de hoje 01 de Agosto de 2014.

 

Facebook Fora do Ar: Para sempre…

Fiquei então pensando sobre o assunto… Se por algum motivo o Facebook ficasse para sempre fora do ar? Se simplesmente as pessoas não conseguissem mais acessar a rede social, o que aconteceria?

Neste momento não consigo acessar o Facebook, porém, uma das maiores preocupações que eu tenho são com as vendas dos meus produtos e dos meus clientes. Isso porque o Facebook é hoje uma das principais fontes publicitárias que nós utilizamos. Ou seja, enquanto o Facebook está fora do AR, nós estamos perdendo dinheiro…

Um dos primeiros impactos negativos seria esse, existe muita verba publicitária depositava no Facebook, e cada minuto que ele fica fora do ar, milhões em vendas são impactados.

Por outro lado, existe um impacto social dentro desse contexto, isto é, diariamente bilhões de mensagens são trocadas através do Facebook, seja por inbox ou publicações. Para onde essas mensagens iriam?

Durante a atual queda do Facebook o Twitter teve um aumento considerável de novas mensagens, no entanto, boa parte dessas novas mensagens fazem referência a queda do Facebook.

Facebook Fora do Ar em 1 de Agosto de 2014

Facebook Fora do Ar em 1 de Agosto de 2014

Nos últimos 12 meses, as conversas que circulam no mercado de Marketing Digital é: “O Facebook vai continuar crescendo?” “Iremos continuar usando o Facebook como fonte de publicidade pelos próximos anos”. Eu particularmente acredito que o Facebook ainda tem muito o que render, tanto na questão social, como principalmente na parte publicitária.

Talvez você tenha chegado até aqui porque ficou sem acesso ao Facebook e não consegue conversar com os seus amigos, e está tudo certo. Mas, acontecimentos como esse, onde a maior rede social do Mundo fica offline, mostra a “dependência” que nós temos como seres sociais.

São milhares de menções a queda do Facebook e pessoas #chateadas pois não conseguem publicar suas fotos, curtir e comentar. Fica a reflexão sobre o impacto direto no investimento publicitário e uma pergunta: “Quem só tem o Facebook como ferramenta de vendas, o que fazer em uma hora como essa?”

Fica o conselho… Não fique dependendo unicamente do Facebook.

Não porque ele irá ficar off todos os dias, até porque sabemos que isso não é normal. Mas, é muito arriscado manter a estratégia da sua empresa sendo sustentada somente por uma única fonte.

 

E então, qual sua opinião sobre o assunto?
Deixe o seu comentário logo abaixo.

 

Grande abraço.

Deixe um comentário