As Características das Redes Sociais

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O surgimento do conceito de Redes Sociais

Antes de 1980, de acordo com Lemos e Santaella (2010) o termo Redes era pouco conhecido e utilizado. A primeira menção foi criada através da metáfora ator-rede, ideia apresentada por Wasserman e Faust (1994) e Degenne e Forse (1999).

O conceito Ator-rede ajudaria a definir as Redes Sociais, na medida em que atores representam as pessoas, instituições ou grupos, e a rede designaria as conexões estabelecidas através das interações ou os chamados laços sociais.

Vale ressaltar que o termo Redes Sociais trata-se de um conceito mais amplo, que não diz respeito apenas ao uso de ferramentas de comunicação e relacionamento criadas na internet, mas a toda estrutura social que envolve indivíduos que partilham de mesmos interesses, gostos, credos, etc.

Principais caractéristicas

A mesma interação social que o ser humano desenvolve no seu dia-a-dia é percebida também na internet. Nós sempre vivemos em Redes.  Estas podem ser percebidas sob a forma de grupos sociais como a escola, a igreja, o trabalho, o time de futebol, etc.

Com a chegada da internet, essas redes passaram a existir também no ambiente online. Laços sociais, portanto, representados por novas Redes criadas através de plataformas digitais como: Facebook, Twitter e Orkut.  Segundo Conrado (2011) o que forma uma Rede são os relacionamentos constituídos, sejam os afetivos ou profissionais. Bem como, o compartilhamento de interesses e objetivos em comum.

Os tipos de Redes Sociais

O ICQ, foi uma das primeiras Redes Sociais a permitir um diálogo em tempo real, assim como o ICQ o MSN também apresenta essa característica referente à comunicação em tempo real e a criação de grupos no qual o usuário deseja se relacionar. Essas possibilidades caracterizam essas Redes Sociais, segundo Lemos e Santaella (2009) como Redes 1.0.

O salto para as Redes 2.0 ocorreu a partir do compartilhamento através das Redes Sociais, sejam trocas de arquivos, fotos, dentre outras coisas. As Redes Sociais passaram a ser classificadas como 2.0 apartir do surgimento de Redes Sociais como Orkut, MySpace e LinkedIn.as principais características das Redes 2.0 são: entretenimento, criação de contatos profissionais e o próprio marketing social.

 

 O cenário atual das Redes Sociais

A idealização da Web 2.0 e a criação do Facebook marcam, de acordo com Lemos e Santaella (2009) o início da era das Redes 3.0.Estas são caracterizadas pela integração com outras Redes, como também, pela utilização generalizada de jogos sociais como Farmville e Mafiawars e o uso de aplicativos para mobilidade.Dentro das características das Redes Sociais 3.0 fazem parte, portanto, o Facebook e o Twitter.

As Redes Sociais foram evoluindo ao ponto que suas interfaces passaram por constantes atualizações. Segundo Lemos e Santaella, (2009) as Redes Sociais 2.0 conseguiram reunir em uma mesma interface todas as possibilidades de comunicação da época: comentário, fóruns, chats, mensagem de um membro para outro e quadro coletivo de recados.

 As atualizações nas redes das redes Sociais

Essas várias possibilidades de comunicação apresentadas nas Redes 2.0 foram responsáveis pelo amadurecimento dessa socialização na rede. Dessa forma, houve o surgimento de novas maneiras de interação na chegada da era das Redes 3.0.

Nossa atual realidade, permite que as empresas utilizem essa ambiente como um canal de comunicação direto com os seus clientes, onde será possível através desse ambiente gerar negócios e promover vendas para sua empresa.

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