5 ferramentas de SEO para analisar seu site

5 ferramentas de SEO para analisar seu site

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Dentro do planejamento de SEO para um site que já está ativo, ou seja, um trabalho de SEO para um site que já está no ar com um certo tempo. A análise e acompanhamento da performance de um site/blog sem dúvida representará grande parte do trabalho de otimização.
Muitos acreditam que o primeiro passo do plano de SEO consiste em pesquisar as principais palavras-chaves e logo após, preencher todo o site com uma sopa de letrinhas. Muito cuidado! Para entender melhor essa questão, sugiro a leitura do post: SEO não faz milagre.

Existe uma série de fatores que devem ser analisados no início do trabalho de SEO, fatores esses que estão presentes basicamente na URL ou seja no domínio do site, e na página em si, o conteúdo de fato. Para essa análise inicial, algumas ferramentas ajudam bastante, irei apresentar algumas que eu particularmente gosto muito.

1. Pingdom

pingdom ferramenta de seo

Essa ferramenta irá auxiliar na análise do domínio, questões referentes ao desempenho da hospedagem, resposta do servidor, etc. O slogan desse programa é: “Be the first to know when your website is down” ou seja, seja o primeiro a saber quando o seu web site “cair”. Com uma utilização super simples, você deverá inserir a url a ser analisada e aguardar a geração do relatório.

Algo que precisa de bastante atenção é a questão da qualidade da hospedagem, portanto, avalie pontos como: o meu site costuma ficar fora do ar? Demora para carregar?

Os mecanismos de busca priorizam a experiência dos usuários, sites lentos e que constantemente ficam fora do ar, não são bem vistos. Portanto, muito cuidado nesse quesito.

 

2. Xenu Link Sleutch

xenu link ferramenta seo

 

Essa ferramenta irá auxiliar no tratamento de links quebrados dentro do seu site/blog. Com uma interface bem simples, a Xenu realiza uma busca por todos os links que apontam para erros como: Time Out/not found,etc.  Para fazer essa análise basta digitar a url do seu site, é importante ressaltar a utilização do “http://” para o seu correto funcionamento.

Essa ferramenta verifica o tamanho das páginas, e a presença de conteúdo duplicado.  Para entender um pouco mais sobre erros de servidor e conteúdo duplicado, sugiro a leitura do post do amigo @joaosantiago.

A ferramenta Webmaster Tools do Google, deve ser utilizada também para avaliar os erros de rastreamento, páginas não encontras, etc.

 

3. Open site explorer

open_site_explorer ferramenta seo

Essa ferramenta desenvolvida pela SEOMOZ que dispensa qualquer apresentação, tem uma utilidade enorme para um planejamento de SEO. Além de realizar análise competitiva, essa ferramenta apresenta um quadro completo da atual “realidade” de um site/blog.

Pontos como:

Autoridade da página: com uma pontuação que vai de 0 á 100, a ferramenta apresenta uma pontuação referente a autoridade da página na web, com base em uma combinação de algorítimos que aponta a relevância daquela página na internet.

Autoridade do domínio: Uma combinação de fatores também avalia a autoridade de um domínio dentro da web, ou seja, quantidade de links de autoridade que apontam para o seu site, backlinks, links internos, etc.

Outras informações como texto-âncora, top páginas e o total de links também são apresentadas nesse relatório. Essa ferramenta apresenta limitações para a versão free. O ideal é a utilização da versão paga do pacote da SEOMOZ, ela tem um custo de $99, para que tem interesse, pode utilizar o pacote de ferramentas gratuitamente durante 30 dias.  Lembrando que essas informações podem ser cruzadas com sites de concorrentes.

Uma dica importante, muitos usuários analisam concorrentes diretos no segmento, e esquecem de avaliar aqueles concorrentes que estão presentes na SERP lado a lado.

Dentro do ambiente online, os seus principais concorrentes serão os sites que estão dividindo a página de resultados com o seu site. Parece uma dica obvia, mas, muitos esquecem disso.

 

4.  Woorank

woorank ferramenta seo

Essa ferramenta também é muito útil para análise de um site, ela integra em seu relatório fatores como a utilização correta de titles,description, tag´s h1,h2,h3, utilização da tag canonical na página principal, desempenho do servidor, compartilhamento de conteúdo nas redes sociais, enfim. Um apanhado de informações que serão de grande importância para uma auditoria SEO no seu site.

Já ouvi algumas críticas  acerca dessa ferramenta, algumass talvez pelo fato da lógica de pontuação não ser tão clara. Alguns não gostam de se basear cegamente em sua análise, nesse ponto até concordo. Eu particularmente em nenhuma das ferramentas vou me basear 100% em suas informações, utilizo como um parâmetro, creio que essa seja a maneira correta de utiliza-las.

O importante é observar os dados que essa ferramenta apresenta, e ir acompanhando sua alteração a medida que você vai aplicando as técnicas de SEO. Ponto importante nessa ferramenta é a própria lista criada no final do relatório, dando algumas dicas do que deve ser feito para melhorar o desempenho do site.

 

5. Marketing Grader

marketinggraderstats Ferramenta seo

 

Por último e não menos importante, quero falar de uma ferramenta não tão conhecida, (eu acho) que trás um “super” relatório com diversas aplicações práticas para o seu site. Com uma divisão por categoria de análise, essa ferramenta apresenta dicas desde a utilização de títulos únicos para suas páginas, obedecendo o limite de caracteres, até a busca por novos links externos.

Com uma linguagem simples e dicas diretas, ele cria médias de utilização das redes sociais para divulgação do site, média de geração de conteúdo entre outras informações.

A grande jogada está em analisar como a concorrência tem trabalhado, ou seja, se o seu concorrente pública conteúdo 2 vezes por dia, compartilha nas redes sociais, etc. Com essas informações, é possível traçar uma estratégia para tornar seu site/blog mais competitivo.

Como realizar uma auditoria SEO

Bom, essas foram algumas dicas de ferramentas para a análise de um site, espero que tenha ajudado. Em breve estarei falando sobre alguns pontos técnicos  a serem observados em uma auditoria SEO, como por exemplo: revisão da tag de título, revisão de metatags, verificação de arquivos sitemaps e robots.

Fiquem a vontade para comentar, criticar ou acrescentar algo.

Por: Natanael Oliveira

 

 

 

 

 

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